07/10/09

Sucessão no PSD

O PSD enfrenta uma crise de liderança. Agora, depois da derrota nas legislativas, embora já esperada por toda a gente, é fácil dizer que Manuela Ferreira Leite falhou. E de facto falhou. Foi ela quem perdeu as eleições não conseguindo colocar genica e pro-actividade na sua campanha.
.
Na calha estão alguns nomes dos quais já toda a gente falou, embora possa sempre haver surpresas. Rui Rio a meu ver é a hipótese mais remota uma vez que é pouco provável que perca as eleições. Assim sendo, Rui Rio vai manter os princípios com que tem liderado a CMP e não a vai abandonar para se tornar líder do partido. Claro está que pode acumular os dois cargos, mas isso ia exigir que estivesse em duas frentes o que seria muito desgastante, tendo em conta que o futuro líder do PSD vai ter um papel crucial no futuro do partido. Não fosse isto, seria talvez o líder que o partido precisa neste momento. Convicto e fiel às suas ideias, Rio tem perfil de um verdadeiro líder.
.
Pedro Passos Coelho é visto por muitos como uma lufada de ar fresco no PSD. Contudo, o eterno jovem e antigo líder da JSD tem já 45 anos e tem mais do que condições para aspirar a liderar o PSD. Uma das suas vantagens é pertencer à linhagem ideológica de Sá Carneiro, o mítico líder do PSD que muita gente admira e sente falta. No entanto, a forte oposição interna pode unir-se e escolher um dos seus candidatos, tal como fez quando MFL saiu vitoriosa das directas.
.
Paulo Rangel, ainda mais novo que Passos Coelho, é a nova estrela do PSD. Derrotou o PS de José Sócrates nas Europeias e demonstrou deixou água na boca nos apoiantes do PSD que gostariam de ter visto um confronto entre ele e o actual Primeiro-Ministro. A seu favor tem ainda o facto de ser apoiado pela Velha Guarda do PSD, a mesma que apoia e apoiou MFL. No entanto, caso Aguiar-Branco, do mesmo grupo, decidir avançar com a sua candidatura, Paulo Rangel deverá descartar-se imediatamente dadas as boas relações e respeito entre os dois.
.
José Pedro Aguiar-Branco, deputado eleito pelo círculo do Porto e actual Presidente da Assembleia Municipal do Porto pode também avançar com uma candidatura, depois de nas anteriores directas o seu nome ter sido também especulado. A seu favor tem a Velha Guarda do partido, que se torna também num dos seus contras. No entanto, dos nomes falados, é o único que estará representado no Parlamento, o que lhe traz uma grande vantagem face aos restantes nomes.
.
Marcelo Rebelo de Sousa volta a ser hipótese depois de ter afirmado que está ponderar a candidatura à liderança do partido. Apesar de já ter 61 anos e não representar nenhum corte geracional, Marcelo é uma hipótese a ter em conta caso decida avançar.
.
É quase certo é que Ferreira Leite saia da presidência, independentemente dos resultados das autárquicas. O que está em causa é saber o timing em que isso vai acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário