05/10/09

Mas o povo é que os elege

E não vale a pena argumentar com a teoria da asfixia democrática. Não irei aqui defender que quem é corrupto deva candidatar-se às Câmaras Municipais, mas não convém esquecer que são eleitos, e bem eleitos, pelo povo.
.
O caso que conheço mais de perto é o do Major Valentim Loureiro. Francisco Louçã, que eu tanto critico, tem toda a razão quando se referiu ao caso da compra e venda de terrenos em Gondomar. Comprou terrenos agrícolas por 1 milhão, transformou-os em terrenos urbanos e vendeu-os por 5 milhões. Não sei se será esta a versão mais precisa dos factos, mas tem algo de verdade. No entanto, para o povo, não interessa se o seu presidente é corrupto ou não se não se sentem lesados. O que o povo quer é que o seu Presidente de Câmara desenvolva a sua cidade e lute pelos interesses da mesma. E o que é facto, corrupto ou não, é que Valentim tem feito muito por Gondomar. Leva idosos, jovens e crianças a passear, constroi piscinas municipais em tudo que é sítio, pavilhões desportivos, faz festas pela cidade, enfim, tudo aquilo que o seu povo gosta.
.
Portanto, se estão lá é por mérito próprio, apesar de desviarem (ilicitamente) dinheiros para os seus bolsos. Mas isso é abuso de poder, que tem de ser combativo pelas autoridades competentes. Quanto aos outros candidatos, que alguns já foram Presidentes dessas Camâras, deviam defender e promover essas cidades da mesma forma que os "corruptos" o fazem. Talvez assim, quando tiverem uma oportunidade, consigam ganhar a confiança e o respeito do povo.

1 comentário:

  1. «não convém esquecer que são eleitos, e bem eleitos, pelo povo.» Pois claro, em primeiro lugar eles não se coíbem de intimidar o povo que teme represálias e o povo, pela mentalidade que impera (a do dinheiro) pensa que apoiando ladrões também se pode tornar num deles, espera benesses. Métodos iguais aos da máfia, num povo que vive no fundo se borrifando para a Justiça.
    Se o povo elege o aldrabão máximo que se faz passar por engenheiro, não há-de eleger Isaltinos e quejandos?

    ResponderEliminar