26/10/09

Coisas do Oculto

Segundo o Diário Económico, o novo Governo vai passar a incluir novas linhas na rede do TGV: Aveiro-Salamanca e Évora-Faro-Huelva, para além das linhas já consideradas prioritárias de Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Vigo.
.
Como já tenho vindo aqui a referir, o TGV não vai ligar Portugal à Europa!
Vai:
1. Ligar Portugal a Espanha
2. Permitir que Espanha esteja ligado a uma parte da Europa e a Portugal
.
A ligação de Portugal à Europa é feita por vias aéreas, pois mais rápido que o TGV seja, nunca conseguirá competir em termos de tempo com o avião nas distâncias europeias.
.
A questão tem a ver com os utilizadores do TGV. Quem são os portugueses que vão utilizar o TGV? Que portugueses vão beneficiar com o TGV? Está-se mesmo a ver...
.
Outra questão essencial é a dívida pública em que o país vai incorrer. Com estas duas novas linhas, o investimento vai subir para 15 mil milhões de euros. É demasiado para um país com a dimensão económica de Portugal. Por outro lado, o financiamento do TGV vai impedir que muitas das PME's portuguesas continuem com o acesso ao crédito cortado.
.
Se os países nórdicos não precisam do TGV, porque obviamente estão na periferia da Europa (tal como Portugal, embora tenham maior dimensão económica) porquê que nós precisamos? Para ajudar os vizinhos do lado? Para exibicionismo?
.
É que há lá coisas...

Sem comentários:

Enviar um comentário