14/10/09

Será assim tão difícil?

Porquê que a natalidade está a diminuir?
Em primeiro lugar, e estou a falar de uma classe mais baixa, será pelo facto de não terem condições laborais estáveis que lhes permitam fazer planos a prazo. Os casais que pretendem ter filhos, ou não os têm ou têm um em vez de dois. É lógico que a questão não se trata em oferecer dinheiro para os humanos se reproduzirem e muito menos 200 eurecos que só podem ser movimentados aos 18 anos. Terá que haver um incentivo através de deduções fiscais.
.
Aqui, devem poder ser deduzidas no IRS as despesas com fraldas e alimentação dos bebés até a um montante máximo (calculando em média quais as despesas para um bebé típico). Sim, o Estado deixa de receber parte da sua receita fiscal, mas deve considerar como um "pequeno investimento" na demografia portuguesa.
.
Apoio autárquico a pessoas com este tipo de necessidade: sobretudo alimentação e fraldas para os bebés (podendo alargar-se a outros níveis, embora isso seja outro tema). Existem inúmeras instituições que ajudam diversas pessoas com menos recursos. Penso que a Câmara deveria promover e coordenar as necessidades existentes na cidade. Isto é, criar uma entidade que coordenasse os esforços das diversas instituições e não promover o apoio por assim dizer. É uma ideia um pouco verde e que necessita de amadurecer, embora acho que seria positivo um debate em torno dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário