15/10/09

Falhanço dos Pequenos

O MMS e o MEP pertenceram à classe dos derrotados eleitorais deste ciclo recente. No entanto, chamar "derrotados" pode ser uma palavra muito forte, talvez inflacionada pela expectativa positiva que causou aquando da sua participação nas eleições europeias.
.
Em relação ao MEP, o sucesso das europeias teve muito a ver com o facto da sua candidata ser Laurinda Alves. O Rui Marques, por mais mérito que tenha, não consegue causar tanto impacto quanto uma cabeça de cartaz como a Laurinda Alves. A falta de nomes que transmita confiança às pessoas, independente,ente de apresentar as mais válidas propostas.
.
O caso do MMS é um pouco diferente já que nem nas europeias apresentaram um candidato de renome. A meu ver, tem a ver com a desilusão da sua campanha política depois de terem deixado bons indicadores nas europeias. Para vos ser sincero, eu estava extremamente confiante que o MMS iria crescer e iria tornar-se num partido de referência nos próximos anos, mas agora não tenho tanta confiança. E esta falta de confiança surgiu muito antes das legislativas. Nas (poucas) oportunidades que tiveram, ao contrário de Rui Marques, não conseguiram transmitir o seu programa eleitoral com clareza e objectividade. Apesar de ser o programa que provavelmente eu mais concordo. No entanto, a política não é feita de programas mas sim de acção. O MMS não conseguiu passar à acção. Falta-lhe carisma de combate político. Se quer ganhar eleitorado tem que ser mais conciso. Definir bem a sua área de actuação e mostrar que é uma alternativa através de um posicionamento de centro-direita moderna e que difere quer do PSD quer do CDS.
.
Quanto ao argumento que apresentam para justificar o seu falhanço (segundo os mesmos) é a falta de cobertura mediática. Rui Marques pode queixar-se mas o MMS de Eduardo Correia não. o líder do MEP soube aproveitar os escassos momentos que teve oportunidade para disseminar a palavra do MEP. Soube fazer campanha e ir ao encontro das pessoas. O MMS não. Preferiu esperar que as pessoas fossem a eles e isso não resulta.

2 comentários:

  1. Caro Pedro
    obrigado pelas suas reflexões sobre o MEP. Pela nossa parte iremos continuar a caminhada que, em política, se faz de vitórias e de derrotas. Importante mesmo é se acreditamos que vale a pena lutar pelas nossas convicções. O MEP 2.0 já está em movimento....
    Rui Marques

    ResponderEliminar
  2. Vale sempre a pena acreditar e lutar pelas convicções, sejam elas quais forem.

    Deixe-me dar-lhe os parabéns pela sua campanha. Se estivesse indeciso, que para ser franco raramente estive, teria considerado seriamente o voto no MEP. Dos "pequenos" partidos, mas só em dimensão de voto, como tenho dito aqui, o Rui Marques e o MEP tem sido os que mais me têm surpreendido pela positiva (ao contrário do MMS).
    Lembro-me perfeitamente de estar a ir ver um jogo do meu FCP e estar lá a camioneta do MEP em campanha! Fez pela vida e está por isso de parabéns.

    Por isso, e apenas posso deixar-lhe uma palavra de apreço (já que não precisa de qualquer conselho da minha parte!!), é que continue a lutar no que acredita porque vale certamente a pena. Apesar de não ser a minha primeira opção política, eu teria gostado ver mais partidos representados na AR. Teria contribuído para uma melhor qualidade e variedade da política nacional.

    Pedro

    ResponderEliminar