13/09/09

Quem ganha mais?

Espanha.
.
Com a construção do TGV em Portugal, será o nosso país vizinho quem mais vai beneficiar. Vai ficar mais perto do Atlântico, pois Vigo fica mais longe, vai ficar com uma rede de destinos de Alta Velocidade mais alargada, já que também não está ligada à Europa mas sim a França, e com isto torna mais rentável o TGV em Espanha. É por isso que o ministro do Fomento espanhol, José Blanco, se mostra preocupado com a possibilidade do TGV não avançar em Portugal. Adicionalmente, mostra a mesma preocupação em relação a um dos corredores de alta velocidade em França, que incidiria nas linhas do mediterrâneo em Espanha.
.
Já Portugal não vai retirar grande vantagem. Em termos nacionais, é ridículo. O acréscimo de tempo que se ganha na ligação entre Porto e Lisboa não justifica o investimento. Em termos internacionais, não vai ficar, directamente, ligado à Europa. Vai ficar ligado mas indirectamente e via Espanha.
.
Em termos de prioridades, não é claramente o que o país necessita neste momento. Eu diria mesmo que, à semelhança dos países nórdicos, Portugal não vai sequer necessitar da Alta Velocidade! Como tenho dito, precisa de modernizar as linhas actuais, sobretudo a ligação vergonha entre Porto e Vigo. Em todo o caso, a ligação mais rápida à Europa é e continuará a ser, com ou sem TGV, a via aérea, portanto também não poderá ser pela poupança de tempo que se dea avançar para a Alta Velocidade.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário