06/09/09

Proposta do Pedro: Economia

Em primeiro lugar, qual é a composição do tecido empresarial português? Cerca de 80% a 90% é composto por Pequenas e Médias Empresas, ou seja, as PMEs, logo os principais problemas da economia estarão relacionados com esta categoria.
.
Gestão
A má gestão é certamente um dos problemas das PMEs. Há empresas que não têm sequer Fundo de Maneio nem definem prazos de pagamento nem de recebimento. Não sabem negociar. Quando surgem dificuldades, que mais cedo ou mais tarde aparecem e não são precisas crises de subprime, os empresários não vão saber responder às dificuldades que aparecem nem vão conseguir adaptar-se à mudança.
É por isso muito importante a formação dos actuais empresários com princípios base de gestão e de economia.
.
Financiamento
É um dos principais problemas. Mesmo para empresas com boa gestão, chegam a um ponto que necessitam de financiamento. É necessário fundos para estas empresas que a banca neste momento não concede. Os programas do Governo de incentivo ao crédito apenas abrangem empresas em boa situação financeira que nao têm a sua sobrevivência em causa. Mas importante é garantir que estas empresas não entrem em falência.
Alargar programa de governo às PMEs em dificuldades, ao nível das garantias, e prestar apoio e serviço de consultoria financeira e de gestão. O Estado não tem? Cria postos de trabalho para tal. O que não faltam são pessoas que sabem fazer e gostam particularmente do assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário