05/08/09

TGV: Será o momento?

Em primeiro lugar, devo dizer que sou a favor da modernidade e desenvolvimento de um país. Apenas considero que é necessário ter muito bem em conta a restrição orçamental. Antes de fazer qualquer análise, considero que o momento actual não é melhor para efectuar projectos megalómanos. Apesar de existirem fundos europeus para tal, grande parte do investimento será arcado pelos contribuentes.
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O projecto do TGV em Portugal, prevê três ligações: Porto-Vigo, Porto-Lisboa e Lisboa-Madrid, sendo que apenas a ligação entre as duas maiores cidades portuguesas será para tráfego exclusivo de passageiros. O principal ponto que desperta a minha curiosidade prende-se com o preço que vai ser praticado. Na minha opinião, o bilhete do comboio alfa, que demora cerca de 2h30 entre Porto e Lisboa, é já demasiado elevado. Uma ligação em metade do tempo será certamente mais cara. Será uma alternativa a ter em conta pelos actuais passageiros do alfa? Alguns...
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No entanto, reconheço a elevada importância de manter o país ligado à Europa da alta-velocidade. Mas, a ser feito o investimento, não deve abranger somente Lisboa, que já é uma cidade a nível europeu, pois tal iria aumentar o gap que existe entre Lisboa e o resto de Portugal.
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Em relação à ligação Porto-Vigo, não é urgente. O que é urgente é melhorar a ligação actual entre Porto e Vigo, já que a linha do Norte é uma vergonha. É urgente estender a ligação Alfa que passa por Braga até Vigo. Quem já fez o percurso sabe muito bem do que falo!
Em relação à ligação Porto-Lisboa, é necessário melhorar alguns troços em que o Alfa parece um verdadeiro cargueiro lento...
Já a ligação Lisboa-Madrid, não é a meu ver urgente. Não nos podemos esquecer que actualmente existe uma ligação muito rápida entre as duas cidades: o Avião.
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Assim, o TGV não é urgente. Portugal vai beneficiar, como é obvio, mas não justifica o esforço que nesta altura de contracção económica é muito mais acrescido. Devemos esperar, deixar a economia ganhar folego e dirigir as contribuições para dossiers bem mais relevantes e urgentes. Agora fica a nota: Com ou sem TGV é necessário melhorar a ligação ferroviária entre Porto e Vigo, pois mesmo com a alta velocidade, tem de haver alternativa para as pessoas comuns.
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No ar fica a questão: além dos interesses paralelos (construtoras, favores políticos, etc) quem vai realmente beneficiar com o TGV?

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