13/08/09

Na corda bamba

Os mercados accionistas andam neste momento na corda bamba. Diversos economistas e especialistas não acham que o momento seja propício.
.
A minha opinião, que vale o que vale, é que de facto o melhor é esperar e não investir já no mercado accionista. Nem mesmo através dos serviços profissionais! Isto porque em Portugal, a maioria dos fundos está altamente correlacionado com os mercados e os que não estão incorrem num nível de risco bastante elevado.
.
Nesta altura, a maioria dos padrões técnicos utilizados não funciona (já para não falar que por vezes só funcionam ex-post)! Nesta altura, a economia está intimamente relacionada com os mercados e atravessa uma proofunda recessão não vista em muitos anos. Ou seja, para além de incorporar as dinâmicas actuais dos mercados tem que er em conta a realidade de um "crash" como o que ocorreu. Ou seja, algo nunca antes visto no passado (na altura do crash de 1929 as estruturas de mercado eram outras, não as actuais) o que causa muitas dificuldades a que utiliza dados do passado para efectuar previsões e estimativas do futuro.
.
Se quiser aceitar uma dica minha: não invista já! Espere algum tempo até a economia começar de facto a recuperar. Pode não apanhar o preço mais baixo, e o comboio já ir a meio, mas ao menos sabe que apanhou o comboio certo.
.
Por falar em investimento, apesar do melhor momento poder já ter passado, o melhor é investir em obrigações puras (e não esses fundos de obrigações negociados em mercado secundário e que não garantem rentabilidade mínima). Em especial as obrigações de empresas sólidas (com bom rating) e em especial os bancos. Ou acreditam que algum banco sólido em Portugal vai cair? Não... o Governo não deixa! É como um depósito a prazo, mas com rentabilidade superior e igual nível de risco.
.
Se quiser investir em obrigações, vá já e a correr para ver se chega a tempo. Se quiser correr maior risco e investir em acções ou futuros de índices de acções, então espere. Deixe o mercado ganhar fôlego e ganhar sustentação económica.

Sem comentários:

Enviar um comentário