12/08/09

Com um toque de arrogância

José Sócrates (mais conhecido pelos portugueses em geral com "aquele Sócras") voltou a fazer das suas. Desta vez escreveu um artigo de opinião no Jornal de Noticias (com muita pena minha que tenha sido no emblemático jornal da cidade do Porto) em que faz claramente campanha política. Os políticos em actividade, sobretudo os líderes dos partidos e quando estão em campanha ou pré-campanha, não deveriam sequer ter a iniciativa de escrever esses ditos artigos de opinião. Mas como já sabemos como é, a maioria dos políticos, como o Sócrates, não olham a meios para atingir os seus fins.
.
No referido artigo, tenta colar o PSD a Salazar e a ultra-liberalismo. Quem tem o mínimo conhecimento sobre o assunto, percebe de imediato que a acusação é ridicula. Existe muita gente que até desejava que assim fosse, mas sabemos que este PSD não tem nada de liberal nem de salazarista! Aliás, Dizem as más línguas que este PS do Sócrates, sobretudo antes dos resultados das Europeias, é mais de direita do que o próprio PSD!!
.
José Sócrates, citado aqui pelo i online, faz questão de vincar que a questão das eleições em três pontos: Atitude na governação, investimentos públicos e Estado Social. Não sabemos se o PSD, ou outro partido político, iria ser melhor ou não que o PS, mas este PS não tem muita moral para falar!
.
1. Atitude na Governação
Esta dá vontade de rir! Logo vinda de quem utiliza o cinismo, a arrogância e a ironia como armas de fazer política. Para além disso, ninguém se esquece do episódio com Luís Amado no fim da cimeira do Tratado de Lisboa em que o deixou pendurado para bajolar os políticos da Europa...!
.
2. Investimentos Públicos
Pois! A questão não é de os fazer ou não! É mesmo do timing e da sua utilidade no curto prazo face ao avultado investimento que é necessário efectuar! Nesta altura são necessário investimentos de baixo custo (menor custo possível) e com o mais elevado retorno no curto prazo. São necessárias medidas práticas e eficazes agora.
.
3. Política Social
Este argumento é apenas para ir buscar alguns indecisos à esquerda. Qual é a política social do Sócrates? É prometer à la PCP que dá trabalho a quem precisa e reforma para quem trabalhou? e de onde vêm as reformas? e o crescimento do desemprego? e quem paga os subsídios de desemprego? A questão fulcral aqui é a segurança social. É imperativo mudar o sistema da segurança social caso contrário vai, se já não está, à falência. Pessoalmente, desde que seja bem planeado, não me faz espécie a privatização em geral. Por isso não acho que fosse negativo privatizar a segurança social se tal conduzisse a uma maior eficácia e reestabelece a sua capacidade de liquidez.
.
No contexto deste último ponto, lembro ainda a título de curiosidade que desde que o serviço de recolha de lixo na cidade do Porto foi privatizado vêem-se muito mais lixeiros nas ruas. A privatização resultou numa melhoria do negócio. Isso vai dar lucros a alguém? Esperemos que sim! Queremos empresas com lucros e que façam uma boa gestão dos seus negócios.

Sem comentários:

Enviar um comentário