06/08/09

Terceira ligação via Auto-Estrada: Mais uma?

A meu ver, deste conjunto de três investimentos públicos, é o que faz menos sentido. Apesar de toda a polémica em torno de Cavaco Silva quando encheu o país de betão, hoje todos reconhecem que é um feito notável.
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Porto e Lisboa, e todas as cidades que se encontram neste percurso, têm já boas ligações, onde se inclui as rodoviárias, ferroviárias e aéreas. Mas convém não esquecer que são "apenas" 300 Km! Para além disso a afluência não é assim tão elevada que justifique uma terceira ligação.
Se entrar em linha de conta com o timing do investimento, então é que merece uma total reprovação. Senão, vejamos os montantes envolvidos, segundo o i online, que correspondem a cerca de 2% do PIB:

"As duas concessões implicam investimentos em construção da ordem dos 1,5 mil milhões de euros. Mas os custos do financiamento do projecto, que incluem expropriações, manutenção e operação, ascendem a três mil milhões de euros, divididos em partes iguais pelas duas concessões."
(Via i online)

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Ainda em relação às Auto-Estradas, acho que era de bom tom a redução das portagens nos troços que estão em obras. Não se justica ter que pagar uma parte de um percurso sem usufruir da totalidade deste. Se bem me lembro, a redução é de 120 Km/h para 80 Km/h, ou seja, um terço da velocidade máxima.
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Neste caso, com ou sem retracção económica e com mais ou menos fundos, não se justifica de todo este investimento. Elevado investimento inicial e pouca utilidade pública. Mais uma vez, existem outros projectos/dossiers bem mais relevantes.

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