11/08/09

Investimento a Norte precisa-se!

O IEFP anunciou que o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Lisboa caiu 0,7% em Junho para um total de 20 685, embora tenha aumentado 1,8% no Porto para 14 408. Na região norte do país o número ascende a 217 554 e corresponde à zona do país com maior número de desempregados inscritos nos centros de emprego. (Económico, i online)
.
Mesmo apesar desta realidade, de elevado desemprego, não é por isso que são efectuados mais investimentos no Norte, que lhe é destinado mais fundos comunitários ou que são criados incentivos para as empresas se situarem lá. Estamos a assistir a uma concentração cada vez maior de empresas em Lisboa, capital europeia, que vai conduzir a uma convergência das pessoas para lá.
.
É necessário investir e promover o investimento nas regiões que mais precisam, como é o Norte do país. É por isso que é imperativo descentralizar o poder, com ou sem regionalização, de modo a que os interesses das regiões sejam defendidos. Os fundos comunitários têm como objectivo promover a convergência das regiões de um país mas o que se tem observado desde 1986 é precisamente o oposto: Uma convergência de Lisboa para a Europa e uma divergência cada vez maior da capital face às restantes cidades e regiões.

Sem comentários:

Enviar um comentário