16/12/09

Trafulha

"[Os alunos] fazem um papel, entregam ao professor e vão-se embora. E ao fim do ano, entregam-lhe um papel a dizer que têm o nono ano [de escolaridade]. Isto é tudo uma mentira, enquanto formos governados por mentirosos e incompetentes este país não tem solução”,

Medina Carreira, Público

.

O que disse Medina Carreira é óbvio demais. Não me canso de dizer que este programa das Novas Oportunidades visa apenas atingir estatísticas. Pretende qualificar recursos humanos pouco qualificados ao estilo que José Sócrates, alegadamente, concluiu a sua licenciatura. Por um lado, estão a querer enganar os portugueses em geral, dizendo que este Governo está a elevar o nível de escolaridade dos portugueses, o mundo internacional, de modo a subir nas estatísticas europeias e os próprios alunos, pois eles não ficam a saber o mesmo que é ensinado no ensino normal.

.

O que seria de louvar, era utilizar esses meios financeiros em programas de formação e qualificação profissional de recursos humanos, e digo isto no verdadeiro sentido da palavra: Capacitar e dotar os recursos humanos de conhecimentos e técnicas que os permitam de desempenhar uma determinada profissão. Não apenas dar-lhes um papel para as mãos a dizer que têm equivalência ao 9º ou 12º ano. Ainda por cima é dinheiro mal gasto, porque as empresas sabem perfeitamente que não se aprende nada nas novas oportunidades.

.

Este programa nem sequer é facilitismo. É trafulhice.

Sem comentários:

Enviar um comentário