14/12/09

SMN aumenta emprego?

O aumento do salário mínimo nacional pode implicar um aumento no nível de emprego, nos mercados em que existe apenas um empregador - monopsónio. Estamos a falar por exemplo de uma fábrica numa determinada terra, em que é o único empregador das pessoas que lá moram.
.
Isto acontece porque o custo marginal do trabalho é igual (ao salário mínimo nacional) até um determinado nível de emprego. Como o custo de um trabalhor adicional não vai aumentando (até esse nível) mas fica o mesmo, o empregador tem incentivo para aumentar o nível de emprego até ao ponto em que isso deixe de compensar, que é precisamente aquele nível de emprego que citei acima. O novo ponto de equilibrio no mercado laboral passa um ponto que traduz um maior nível de emprego e um maior nível dos salários.
.
Esta questão tem importantes consequências: os lobbys, isto é, os sindicatos ganham argumentos na negociação salarial e sobretudo na imposição ao Governo de um aumento do salário mínimo nacional. Contudo, pode provocar a deslocalização da fábrica, para outro país, onde os custos com o trabalho são mais baixos.

Sem comentários:

Enviar um comentário