23/12/09

Presos aos EUA

Estamos todos refens da economia norte-americana enquanto esta continuar a ser a maior economia do mundo, o maior consumidor (de energia em particular) do mundo e tiver a influência que tem no mundo.
.
Estou a falar do caso particular das taxas de juro. Enquanto os EUA não aumentarem as taxas de juro será muito improvável que o BCE aumente a Euribor, pois isso iria aumentar novamente o valor do euro. Para mim e muitos outros, preferimos que o Euro esteja muito forte para as nossas compras no ebay e no amazon fiquem mais baratas. Mas para a economia em geral isso não é bom pois prejudica as exportações e impulsiona as importações, o que prejudica as empresas (exportadoras ou não) nacionais - um aparte: estão a ver, eu não sou egoista!
.
Portanto, estamos todos à espera que os EUA recuperem para que o BCE possa continuar com as suas políticas. Aliás, o corte radical das taxas de juro nos EUA prejudicou muito a zona euro pois levou à apreciação abrupta da nossa moeda, tornando os bens europeus relativamente mais caros.
.
Outra questão é a China. Muito se fala da China e que poderá vir a ser o próximo líder da economia mundial. Para mim, não tem estaleca! Tem um mercado interno muito grande e com elevado potencial, mas está a ter o sucesso que tem com base na sua moeda muito barata. Se tiver que a deixar valorizar (porque actualmente simplesmente não deixa!) vai ter que provar que é mesmo uma economia de topo.

Sem comentários:

Enviar um comentário