24/11/09

Mercado de Trabalho

A taxa de desemprego está nos 9,80% e refere-se ao terceiro trimestre de 2009. Isto traduz um aumento de 0,70 pontos percentuais face ao segundo trimestre e um aumento de 1,10 pontos face aos dados do ano passado.
Considerando apenas o nível de escolaridade superior, a taxa de desemprego encontra-se mais baixa, nos 7,70%. No entanto, apesar de diminuir 0,50 pontos percentuais face a igual período do ano anterior, corresponde a um aumento de 1,80 pontos face ao trimestre anterior.
.
Mas o que é realmente assustador é um outro dado. Vou considerar a faixa etária dos 15 aos 24 anos, que em geral abrange os novatos no mercado de trabalho, ou seja, aqueles que estão a entrar ou entraram há pouco tempo. A taxa de desemprego global aqui atinge os 19,20%. No nível de escolaridade superior atinge os 27,50% (!!!). Ou seja, três em cada dez recém licenciados têm o desemprego como destino imediato. É grave e preocupante que recursos tão valiosos não sejam aproveitados e muitas vezes, mesmo quando estão empregados, sejam mal aproveitados. Não basta ter qualificação, não basta ser bom... é preciso que os empregadores sabam dar uso aos seus recursos humanos e tirar o melhor de si. Infelizmente isto também não acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário