08/02/10

Racismo Invertido

Já me enjoa a questão do racismo.
Existe racismo? Existe. Muitas vezes o racismo de "branco" em relação a "preto" que é condenável, e ainda mais condenável pela comunicação social e pela opinião pública. O racismo de "preto" para "branco" também existe e é condenável, mas muitas vezes não é tão grave para a comunicação social ou para a opinião pública.
.
Mas aquilo que é ridículo e que conduz à minha afirmação inicial, é que qualquer acto pode ser visto como raciscmo. A revista Vanity Fair considera que 9 actrizes darão cartas em Hollywood em 2010. No entanto, a editora de moda do "The Guardian" comenta que apesar das escolhas variadas, a cor de pele mantém-se a mesma: branca. Não surgem actrizes latinas, negras ou asiáticas.
.
Agora pergunto eu: O que é racismo? Efectuar uma escolha das actrizes sem olhar ao seu tom de pele (atenção, não estou a dizer que foi o caso, mas considero essa hipótese, caso que Hannah Pool não o faz) mesmo que isso conduza a uma escolha como esta ou integrar algumas pretas, latinas e asiáticas só para não dizerem que a escolha foi racista? Isso sim é racismo.
.
Da mesma maneira que é racismo dizer piadas e contar anedotas sobre tudo e todos, menos dos negros. Isso é racismo também! Não ser racista é ter abertura para contar piadas de louras, alentejanos, pretos, seja o que for e não complexos acerca disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário