02/02/10

Incoerentes

Ou burros.
.
Aumentar a Despesa Pública para aumentar o PIB. Porque "há vida para além do défice" e o mais importante é o crescimento e o emprego (versão oficial).
.
Contudo, como estamos a enfrentar um grave défice que tem que ser reduzido, há quem defenda o aumento de impostos (Vítor Constâncio defende o aumento de impostos indirectos) para combater o défice. No entanto, o aumento de impostos tem um efeito negativo na economia, diminuindo (neste caso de impostos indirectos) o Consumo das famílias (que diminui o PIB e o crescimento da economia).
.
Mas, José Sócrates, como quer combater o défice mas não quer aumentar impostos, diz que a redução do défice será feita por via da despesa. Hello?!? TGVs? Aeroportos? Isto, José, é a via da despesa e não me parece que esteja a reduzir!
.
Porque não simplificar esta equação complicada e contraditória com uma muito mais simples: Redução de impostos => Crescimento da Economia
(via consumo privado, pelo aumento do rendimento disponível e aumenta o emprego pois as empresas estão dispostas a contratar mais pessoal)

Sem comentários:

Enviar um comentário