01/04/10

A Mãe dos Enfermeiros

Já na anterior greve dos enfermeiros eu manifestei o meu profundo desagrado. Independentemente das suas razões (com as quais eu não concordo), eu gostava de perguntar a algum dos enfermeiros se a sua mãe tinha alguma operação marcada e foi cancelada? Ou se a sua mãe está internada e não tem por isso quem olhe por ela (pois os serviços mínimos estão obviamente na UCI - alguns nos cinemas UCI mas quero referir-me à unidade de cuidados intensivos)? E já agora, esta semanita antes da Páscoa dá um jeitão para se estar de greve...
.
Já que a economia é a minha área, vou dar-vos algumas luzes:
1. Quantos colegas enfermeiros têm vocês? Imensos não é?! Ora se a oferta (de enfermeiros) é muito elevada, é natural que a procura (os hospitais e afins) pague salários mais baixos. Mas não é por aí.
2. Sabem quanto ganham os licenciados por esse país fora, no sector privado? Alguns até ganham metade do que os enfermeiros no início de carreira. Pois... Isso é muito pouco não é?! É quase o salário mínimo mas é este o ponto em que chegamos. E estamos a falar de cursos a sério em universidades de prestígio.
3. "Mas nós ganhamos menos que os outros na função pública". E eu ganho menos que os outros no sector privado. E qual é a solução? Procurar alternativas. Não é por isso que eu digo aos clientes para terem paciência mas que esta semana quero mostrar ao país que ganho pouco e não gosto disso. Muito menos faria isso a doentes.
.
Em termos morais, não sou ninguém para julgar ninguém, mas digo-vos que acho muito mau o que estão a fazer aos doentes. São eles que ficam prejudicados. Não é a ministra, nem sequer o sócrates. São mesmo os doentes. Os que têm que adiar as suas operações e os que já estão à espera e assim vão continuar. Em termos profissionais, acho que também não estão a cumprir com o vosso dever. Mas cada um sabe de si e sabe como consegue dormir à noite.
.
PS: E se os hospitais fossem privados?!

5 comentários:

  1. Penso que a solução para a gestão da saude é a sua privatizar, assim, ja estes senhores sabriam o que é a vida, e não demonstravam uma completa falta de respeito pelos doentes.

    ResponderEliminar
  2. Os doentes ficam prejudicados, é verdade, mas se pensarmos assim com qualquer greve quem fica prejudicado é sempre quem usa o serviço, seja ele qual for. Por esta linha de pensamento as entidades patronais podem fazer o que bem entenderem. É isso? Então é fácil, que tal reduzir o valor dos outros licenciados da administração publica? Assim fica o problema resolvido, o que me parece mal é a falta de consideração pelos enfermeiros.É legitimo pagar a licenciados valores diferentes, mas em empresas diferentes, mas aqui o patrão é o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Para quem disse que a greve dos enfermeiros é falta de respeito para com os doentes, pergunto e o direito a greve expresso na lei? Para além de ganharmos menos que todos os outros licenciados da administração publica, ainda temos que ficar em silêncio. Acho estranha esta forma de pensar...Só quem já precisou dos enfermeiros é que pode aferir a seu respeito, a sua dignidade e a importância desta profissão!

    ResponderEliminar
  4. 10h03
    1. Sim. Em qualquer greve são os utentes que ficam prejudicados e eu não corcordo com isso. Por exemplo, nas greves dos transportes uma solução seria não cobrar bilhete de autocarro (mas isso é outra história).
    2. Sim, se tiverem que ser iguais, mais vale que os salários sejam regulados em baixa e não em alta. Além do mais são valores completamente desajustados e demasiado elevados para início de carreira.
    3. O que seria falta de consideração seria pagar salários diferentes entre os enfermeiros. Como são profissões diferentes não acho nada estranho serem pagos salários diferentes.

    10h07
    1. O facto do direiro à greve estar expresso na lei faz com que deixe de ser falta de respeito? Desde quando é que a lei e respeito estão relacionados?! É uma questão de ética, que não vem em lei nehuma.
    2. Silêncio? Não. Deixar de trabalhar e prestar cuidados de saúde aos doentes é que não. Se você algúm familiar chegado que tivesse uma operação marcada para estes dias, você sentiria-se bem com a sua consciência em fazer greve? Duvido e muito!!
    3. Se os hospitais fossem privados, os salários de entrada seriam de 700 euros ou menos! Ou então, pense nos enfermeiros que não conseguiram colocação... Acha que eles se importariam em fazer o mesmo trabalho que os actuais enfermeiros e receber menos do que voces recebem actualmente? Chame-lhe injusta mas é a lei do mercado. Portanto o que vale é que os hospitais são públicos! Senão ganhariam metade do que ganham agora.
    4. Todas as profissões são importantes e dignas. A minha também é. A do homem do lixo também (e até digo que para ser lixeiro tinha que receber mais do que para ser economista...). Mas a meu ver, estão a falar ao respeito para com os doentes.

    ResponderEliminar
  5. Mas o que me revolta não são os motivos dos enfermeiros em greve (isso apenas me chateia). São mesmo as consequências.

    ResponderEliminar