02/03/10

Qualidade do Ensino Privado

Na edição de hoje do jornal Público, está escrito que a procura pelo ensino privado tem vindo a aumentar porque os pais procuram um projecto de segurança e há uma crescente preocupação pela qualidade do ensino.
.
Em relação à segurança, não dúvido que uma escola privada seja mais segura, pelo menos as probabilidades de existência de rufias são menores, embora não seja um aspecto determinante e directamente relacionado com o bullying.
.
Mas o que me deixa mais apreensivo é a qualidade do ensino. Não podemos traçar uma relação de causalidade entre qualidade do ensino e se a escola é pública ou privada. Aliás isso até pode vir a aocntecer no futuro e é natural que assim seja, mas para já tal não me parece verdade.
.
Factos:
- Existiram várias escolas privadas que eram conhecidas por subir as notas dos alunos no 12º ano antes de entrarem para a faculdade. Se contarmos com os rumores, podemos ouvir insólitos como exames nacionais resolvidos no quadro durante a própria prova.
- Não temos ainda tradição de escola privada que possa atrair bons professores em massa.
- As universidades públicas são as melhores (e a Universidade Católica, talvez a melhor das privadas, não é melhor que as públicas, como FEP e Nova). Além do mais, a nível universitário, não existe uniformidade de notas entre o público e o privado. É por isso que não percebo como empresas com tradição pública (como EDP, PT, etc, etc) elegem como critério principal a nota final de 14, que numa universidade pública é um marco difícil e exigente, mas que numa privada está ao alcance da maioria dos alunos. O que faz com que estas empresas fiquem com alunos das instituições privadas. (Nota: não estou a falar do Rui Pedro Soares!!!)

Sem comentários:

Enviar um comentário